O Problema deve ser Empírico
Foi visto que os problemas científicos não devem referir-se a valores. Não será fácil, por exemplo, investigar se “filhos de camponeses são melhores que filhos de operários” ou se “a mulher deve realizar estudos universitários”. Estes problemas conduzem inevitavelmente a julgamentos morais e, consequentemente, a considerações subjetivas, invalidando os propósitos da investigação científica, que tem a objetividade como uma das mais importantes características.
É verdade que as ciências interessam-se também pelo estudo dos valores. Todavia, estes devem ser estudados objetivamente, como fatos, ou como “coisas”, segundo a orientação de Durkheim. Por exemplo, a formulação de determinado problema poderá fazer referência a maus professores. Essa expressão indica valor, mas o pesquisador poderá estar interessado em pesquisar professores que seguem práticas autoritárias, não preparam suas aulas ou adotam critérios arbitrários de avaliação. Trata-se, portanto, em transformar as noções inciais em outras mais úteis, que se refiram diretamente a fatos empíricos e não a percepções pessoais.
Embora o pesquisador deva procurar a objetividade, é importante reconhecer que o processo de construção do conhecimento não é neutro. Não há como eliminar completamente a subjetividade do pesquisador. Isto é particularmente verdadeiro no campo das ciências sociais, onde o pesquisador se propõe a estudar uma realidade da qual ele mesmo faz parte.
Fonte: GIL, Antonio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/ Antonio Carlos Gil. - 5. ed.- São Paulo: Atlas, 2010.
Fonte: GIL, Antonio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/ Antonio Carlos Gil. - 5. ed.- São Paulo: Atlas, 2010.
Entendimento do grupo sobre o texto acima citado:
Émile Durkheim, formou-se em Filosofia, mas sua obra inteira é dedicada a Sociologia, sendo considerado um dos pais da sociologia moderna, defendendo a idéia de que “os fatos sociais devem ser tratados como coisas”. Segundo ele, muitos dos cientistas se interessam-se em estudos dos valores. Este mesmo deve ser estudado com objetividade, como fatos ou “coisas”. Empírico é aquele que se baseia somente em experiências vividas e na observação de coisas no dia-a-dia, e não em métodos científicos. Por exemplo, alguns dos professores seguem práticas autoritárias, ou seja, não planejam suas aulas nem buscam informações do assunto tratado em aula. Na ciência, muitos estudos são realizados através da observação e da experiência, e assim se conclui o estudo como uma pesquisa científica.













0 comentários:
Postar um comentário